terça-feira, 23 de junho de 2015

A primeira impressão é a que fica - o que não fazer durante uma entrevista de emprego

Bom dia!

Em alguns dos meus treinamentos, aplico técnicas para causar uma primeira boa impressão durante uma entrevista de emprego e acredite: a grande maioria das pessoas comete involuntária e distraidamente alguns desses erros, então hoje vou apresentar para vocês alguns pontos para que você leia análise e não, jamais, em hipótese alguma coloque em prática, a menos que seu objetivo, seja fracassar na entrevista.



1. Falta de Preparo
Não estando preparado para responder a questão: "O que você sabe sobre nossa empresa?", pode significar simplesmente o fim de suas pretensões naquele lugar. Conhecer informações básicas, busque algumas informações básicas na internet.

2. Vestir-se de modo Inadequado
Você certamente vai querer vestir-se da maneira certa quando estiver sendo entrevistado para ocupar um cargo profissional. Acredite! " você só tem uma chance para causar uma primeira boa impressão.

3. Nível de Comunicação Pobre
É importante saber se comunicar bem também na sua procura por um emprego. Mas, importante mesmo, é causar boa impressão à pessoa que vai decidir se o contrata ou não. Aperto firme de mão, olhos nos olhos, gestos discretos e seguros, simpatia, isso cativa a pessoa com a qual você está falando. Uma boa postura é tudo!

4. Comunicação Exagerada
Acredite ou não, um recente candidato à emprego, que, como era de se esperar, perdeu a vaga, porque não conseguiu se conter e atendeu o celular durante a entrevista. Deixe o telefone guardado e desligue-o antes de entrar na empresa, silencioso não vale.

5. Falar como um Tagarela
Não há nada pior que entrevistar alguém que fala sem parar. O entrevistador realmente não precisa conhecer a história completa da sua vida. Dê respostas curtas, objetivas, sem floreados, máximo de 1 minuto para cada uma, sempre focando as perguntas feitas, enfatizando suas qualidades em relação ao cargo pretendido. Não seja prolixo, limite-se a responder aquilo que lhe foi perguntado.

6. Falar Pouco
É de fato muito complicado se comunicar com alguém que responde com uma ou duas palavras. Mais parece que para se obter alguma resposta do candidato, o recrutador(a) terá que obrigá-lo a falar. Convenhamos, não é uma situação agradável. Assim, mesmo que você não seja de falar muito, deve responder por inteiro a questão levantada, da forma mais explícita possível, sempre indo direto ao ponto, da melhor maneira que for capaz de fazer.




7. Informações Imprecisas
Mesmo tendo submetido seu currículo no momento em que se candidatou à vaga, você também pode ser convidado a preencher uma ficha cadastral com seus dados pessoais. Assegure-se de ter em mãos todas as informações necessárias para o preenchimento desse questionário, tais como, datas referentes aos empregos anteriores, data de sua graduação, informações para contato do emprego atual ou anterior.

8 Dar uma Resposta Errada
Assegure-se de ouvir bem a questão antes de dar a resposta. Se necessário peça para que seu interlocutor(a) a repita. Confira mentalmente para certificar-se de que compreendeu perfeitamente o contexto.

9. Falar mal do Atual ou Antigo Empregador
Seu chefe anterior era um imbecil? Qual a empresa que não tem em seus quadros um idiota? Você detestava seu antigo emprego e não via a hora de deixá-lo? Mesmo que isso fosse verdade, não o diga. Aos olhos dos recrutadores isso não pega bem. Falar mal do antigo empregador é o mesmo que atirar no próprio pé. Supondo que a antiga empresa seja parceira do seu novo pretenso empregador, como espera que reaja?
O mundo é menor do que você pensa. Você não conhece seu entrevistador, não sabe o que ele sabe, nem sobre você, nem sobre seu antigo ou atual chefe.

10. Seja Discreto Quanto à Sua Vida Privada
Evite divulgar informações demais sobre sua vida pessoal. Coisas como "Hobbies e interesses pessoais", no seu currículo, são desnecessárias. Apenas compartilhe informações que sejam relevantes, como pontos de qualificação à vaga pretendida. Por exemplo, se você está se habilitando a um cargo de Gerência, o fato de que você era capitão no seu time de futebol, demonstra capacidade de liderança e perfil organizacional. Sempre mantenha a entrevista num nível profissional.

11. Seja Honesto
Não diga que conhece uma coisa sem conhecer, você não é obrigado a conhecer todas as respostas. Entrevistadores não estão tentando "ferrar você", eles simplesmente precisam determinar se você é capaz de resolver problemas, já que numa empresa, é isso que se espera de um empregado. Se eles colocam um problema para o qual você, naquele momento, não tem a solução, explique o que faria para resolver a questão, não invente.

12. Esquecer o que Vem Depois da Entrevista
Reserve alguns minutos para agradecer à pessoa que o entrevistou.
Está com receio de não ter deixado uma boa impressão? Está seguro de ter impressionado seu entrevistador? Nos dias seguintes, se possui um email, envie uma nota de agradecimento, ou, uma carta de gratidão ao entrevistador(a) pelo tempo, atenção e cordialidade dispensados à você durante o encontro, lembrando, de modo indireto, de reafirmar seu interesse em fazer parte daquela empresa.


Você com certeza cometeu algum dos erros acima durante uma entrevista e por isso não ficou com a vaga, portanto, atente-se para essas questões.
E se tiver dúvida, não hesite em contratar os serviços de um consultor de imagem corporativa, que lhe ajudará a construir uma imagem de sucesso para o mundo dos negócios


Nenhum comentário:

Postar um comentário